Reprodução
Fundação Pró-Sangue de SP abre mais locais de doação aos sĂĄbados
O mĂȘs de janeiro é marcado por um grande paradoxo na doação de sangue. Enquanto hĂĄ um aumento na demanda de sangue nos hospitais, por outro lado hĂĄ uma retração do nĂșmero de doadores nos postos de coleta, por conta da fruição das férias. Isso traz um impacto negativo nos estoques dos hemocentros, o que não poderia ser diferente para a Pró-Sangue.
Hoje o estoque opera em nĂvel crĂtico, com 63% da sua capacidade para todos os tipos sanguĂneos. Mas para alguns fatores a situação é bem preocupante. Os sangues O-, B- e AB estão em emergĂȘncia, o que significa que conseguem atender a apenas 20% dos pedidos. JĂĄ os sangues O+ e A- estão crĂticos, tendo condição de dar suporte a apenas 50% das solicitações dos hospitais.
Por isso, a Pró-Sangue estĂĄ ampliando sua grade de atendimento para os doadores. A partir do mĂȘs de fevereiro de 2025, os postos Dante Pazzanese e Mandaqui também atenderão aos sĂĄbados, dia muito procurado pelos candidatos, em razão de nem sempre terem condições de fazer sua doação de sangue durante a semana.
Fonte: AgĂȘncia SP