Divulgação / Câmara dos Deputados
Em anĂĄlise na Câmara dos Deputados, o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 78/25 suspende o contrato de comodato que a montadora chinesa BYD assinou com a PresidĂȘncia da RepĂșblica para cessão gratuita de dois veĂculos elétricos (modelos Tan e Dolphin), no valor total de R$ 629.790,00.
O comodato é um tipo de empréstimo em que um bem é cedido sem ônus e por tempo determinado para outra pessoa (fĂsica ou jurĂdica). O contrato da BYD com a PresidĂȘncia da RepĂșblica tem vigĂȘncia até janeiro de 2026.
"Assim, ao receber veĂculos de forma gratuita, hĂĄ uma clara violação da ética, moralidade e transparĂȘncia pĂșblica, visto que uma empresa que recebe benefĂcios oferece bens, para uso gratuito, para a autoridade que assinou a concessão do benefĂcio", disse Hauly.
A BYD possui contrato semelhante com outros órgãos federais. A montadora afirma que a iniciativa é uma forma de divulgar a importância da transição energética e permitir que os órgãos pĂșblicos conheçam melhor a tecnologia dos carros elétricos.
Para virar lei, a proposta também precisa ser aprovada pelo Senado.
Fonte: AgĂȘncia Câmara NotĂcias