Radio MEC

Proposta suspende cessão de automóveis elétricos para Presidência da República

Luiz Carlos Hauly é o autor da proposta Em análise na Câmara dos Deputados

Por Redação Notícias de São Paulo em 06/03/2025 às 09:20:00
Divulgação / Câmara dos Deputados

Divulgação / Câmara dos Deputados

Discussão e votação de propostas. Dep. Luiz Carlos Hauly (PODE-PR) Luiz Carlos Hauly é o autor da proposta

Em anĂĄlise na Câmara dos Deputados, o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 78/25 suspende o contrato de comodato que a montadora chinesa BYD assinou com a PresidĂȘncia da RepĂșblica para cessão gratuita de dois veĂ­culos elétricos (modelos Tan e Dolphin), no valor total de R$ 629.790,00.

O comodato é um tipo de empréstimo em que um bem é cedido sem ônus e por tempo determinado para outra pessoa (fĂ­sica ou jurĂ­dica). O contrato da BYD com a PresidĂȘncia da RepĂșblica tem vigĂȘncia até janeiro de 2026.

Conflito
A revogação do comodato é pedida pelo deputado Luiz Carlos Hauly (Pode-PR). Ele afirma que o acordo gera um claro conflito de interesse, visto que a BYD é beneficiada pelo Poder Executivo em regime de benefĂ­cios fiscais até 2032. O regime isenta de impostos as fĂĄbricas instaladas nas regiões Nordeste e Centro-Oeste.

"Assim, ao receber veĂ­culos de forma gratuita, hĂĄ uma clara violação da ética, moralidade e transparĂȘncia pĂșblica, visto que uma empresa que recebe benefĂ­cios oferece bens, para uso gratuito, para a autoridade que assinou a concessão do benefĂ­cio", disse Hauly.

A BYD possui contrato semelhante com outros órgãos federais. A montadora afirma que a iniciativa é uma forma de divulgar a importância da transição energética e permitir que os órgãos pĂșblicos conheçam melhor a tecnologia dos carros elétricos.

Próximos passos
O projeto serĂĄ analisado pelas comissões de Administração e Serviço PĂșblico e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), e pelo PlenĂĄrio.

Para virar lei, a proposta também precisa ser aprovada pelo Senado.

Fonte: AgĂȘncia Câmara NotĂ­cias

Comunicar erro

ComentĂĄrios