Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

São Paulo

ISA ENERGIA BRASIL garante operação estável de transmissão de energia no litoral paulista durante o verão

Sistema elétrico sob responsabilidade da companhia operou sem intercorrências, mesmo com aumento expressivo da demanda na temporada


Sistema BESS - Subestação de Registro (SP)

São Paulo, 7 de abril de 2025 – A ISA ENERGIA BRASIL, líder em transmissão de energia no País, encerra a temporada de verão com um balanço positivo da operação do sistema elétrico no litoral paulista. Mesmo diante do aumento expressivo da carga, impulsionado pelo fluxo intenso de turistas e por sucessivas ondas de calor, a companhia assegurou a confiabilidade do fornecimento de energia sem a necessidade de acionamento do seu plano de contingência.

Durante os períodos críticos – como Natal, Réveillon e Carnaval – a demanda de energia na região aumentou significativamente, com picos de 27% na semana de festas de fim de ano e 15% no Carnaval, em comparação com a temporada do ano anterior, segundo dados da companhia. Estima-se que mais de 9 milhões de pessoas estiveram na região durante o período. Apesar desse cenário desafiador, a infraestrutura de transmissão elétrica sob responsabilidade da ISA ENERGIA BRASIL operou de forma estável, garantindo fornecimento seguro para as distribuidoras locais, assim como para os moradores e turistas em geral.

"Esse resultado é reflexo de um plano de manutenção robusto e antecipado, que contou com a dedicação de nossas equipes, com reforço de infraestrutura na região, como helicópteros, inspeções terrestres, técnicas avançadas de manutenção em regime energizado (realizadas sem a necessidade de desligamento da rede, evitando impactos à sociedade), além de tecnologias de monitoramento do Centro de Operação de Transmissão (COT) da companhia, proporcionando uma temporada sem interrupções no fornecimento de energia", destaca Fabiano Camargo, gerente da Regional Taubaté da ISA ENERGIA BRASIL.

A empresa investiu mais de R$ 200 milhões para o cumprimento do plano, que incluiu também inspeções e manutenções estratégicas em 23 subestações e a substituição de mais de 400 equipamentos.

Um dos destaques da temporada foi, novamente, a atuação do Sistema de Armazenamento de Energia em Bateria (BESS) em larga escala, instalado na Subestação de Registro. O recurso desempenhou um papel essencial na estabilização da rede elétrica, reduzindo o carregamento da linha de transmissão de 138 kV Embu Guaçu – Mongaguá nos horários de maior consumo e assegurando a operação segura do sistema.

"Entre os dias 28 de fevereiro e 5 de março, por exemplo, o BESS foi despachado diariamente nos horários de pico, reforçando a confiabilidade do fornecimento em meio a uma intensa onda de calor, com temperaturas ultrapassando os 32º, acompanhada da presença de mais de 3 milhões de turistas nas praias do litoral sul. Desde que foi energizado, em novembro de 2022, o sistema tem sido um aliado estratégico na gestão operacional nas temporadas de verão", acrescenta Camargo.

Como parte de seu compromisso com a excelência operacional, a ISA ENERGIA BRASIL promoveu com agentes do setor o Plano de Operação para o Verão 2024/2025 que incluiu o desenvolvimento de um plano conjunto, avaliação do desempenho da rede e a identificação de oportunidades de melhoria. No último encontro, foram discutidos aspectos técnicos, como o funcionamento e o carregamento de transformadores no período de alta demanda. Além disso, houve um alinhamento sobre obras de reforços e melhorias previstas até o fim do ano, que contribuirão para o fortalecimento do sistema nas próximas temporadas.

Sobre a ISA ENERGIA BRASIL

A ISA ENERGIA BRASIL (B3: ISAE3; ISAE4) é líder em transmissão de energia no País, por meio da gestão de 35 concessões que impulsionam a transição energética em todo o Brasil, distribuídas em 18 estados. A companhia é responsável por cerca de 30% da energia elétrica transmitida no País e aproximadamente 95% no Estado de São Paulo, além de ser pioneira no desenvolvimento de tecnologias, como as primeiras subestações digital e 4.0, o primeiro sistema de armazenamento de energia em baterias em larga escala e o primeiro sistema com tecnologia FACTS do Brasil do tipo smart valves.

Com mais de 1.600 colaboradores, a empresa tem a sua estratégia de geração de valor sustentável pautada em três pilares: gerar valor ao acionista, criar impactos sociais e ambientais positivos e garantir a longevidade corporativa. Seu sistema elétrico é composto por mais de 31 mil km de circuitos (cerca de 28 mil em operação e 3,4 mil em construção), incluindo ativos próprios e controlados em conjunto, e 137 subestações próprias (130 em operação e sete em construção) com tensão de até 550 kV. Seu acionista controlador é a empresa colombiana ISA, que detém 35,82% do capital total.


Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!